FORMATURA INSEÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO EM REDE

No dia 06 de Dezembro de 2017 os alunos do curso Profissionalização em Rede finalizaram o curso com a cerimônia da formatura que aconteceu no Núcleo Profissionalizante Jojo Dockter.

No dia 07 de Dezembro de 2017 os alunos do Programa de Preparação e Inserção ao Mercado de Trabalho finalizaram o curso com a cerimônia da formatura que aconteceu no Núcleo Profissionalizante Jojo Dockter.

Formatura da educação infantil

A formatura da educação infantil 2017 foi realizada com o tema “Anos Dourados”. Foi um momento mágico e de conquistas de todos os alunos.



JOVEM APRENDIZ

Márcia Aparecida Jesus, 18 anos iniciou no Programa Jovem Aprendiz pela empresa Recanto Betânia.

Mostra cultural da Vocação

Foi em clima de festa que aconteceu a Mostra Cultural: Resiliência, Resistência e Raízes de onde viemos. Momento com lindas apresentação do Movimento Renovador Paulo VI e Centro Infanto Juvenil.

Sitio do pica-pau amarelo

O grandioso espetáculo do sitio do pica-pau amarelo aconteceu com as turmas do programa educação infantil e foi maravilhoso recheado de belas apresentações

Premiação Itaú-Unicef

O Movimento Renovador Paulo VI em parceria com a escola Leonice de Aquino Oliveira foi vencedor regional de São Paulo da 12º Edição do Prêmio Itaú-Unicef com o projeto “Construindo Olhares.

Festa beneficente

Festa beneficente que contou com o apoio das famílias, funcionários, parceiros, colaboradores e voluntários em prol das crianças e adolescentes beneficiando nossos projetos e programas sociais.

Dia “D” da dança em Itapecerica da Serra

O Movimento Renovador Paulo VI participou VII edição do dia D da dança em Itapecerica da Serra com apresentações de maracatu e samba de roda.



JOVEM APRENDIZ

Sara Cristina C. Araujo, 18 anos, Ramon Alessandro Santos Silva, 19 anos e Bruna Reis Nascimento, 20 anos iniciaram no Programa Jovem Aprendiz pela empresa Perlex.

Douglas de Sousa Silva, 19 anos jovem iniciou no Programa Aprendiz pela empresa IMAB e Thaina Xavier Ramos, 18 anos jovem iniciou no Programa Aprendiz pela empresa Aparecida Embalagens.

Ramon Alessandro Santos Silva, 19 anos iniciou no Programa Jovem Aprendiz pela empresa Perlex.

Troca de faixa do judô

A troca de faixa do judô veio reconhecer e valorizar os atletas que se dedicaram e cumpriram com responsabilidade os ensinamentos transmitidos durante todo o ano.


Mostra cultural: “Vivências fantásticas do meu jardim” com o programa educação infantil

A Mostra cultural “Vivências fantásticas do meu jardim” com o programa educação infantil mostrou as atividades desenvolvidas no projeto durante o ano com os educandos e com as famílias.
O mundo caminha rumo ao esgotamento de fontes cruciais para a humanidade, dentre elas o reino animal que também sofre suas alterações no que diz respeito principalmente a extinção de algumas espécies e a exploração inadequada dos mesmos. 
O projeto Vivências do meu jardim veio enriquecer o universo informacional das crianças e sua abrangência no meio familiar favoreceu a conscientização da importância da existência dos animais e o respeito com a natureza.


Circuito cultural com as famílias

O Circuito Cultural com as famílias do programa socioeducativo envolveu as famílias que puderam vivenciar diversas oficinas como: varal dos sonhos, artesanato, consumo consciente, teatro, contação de história, capoeira e música. Foi um momento único e marcante, onde os pais puderam realizar atividades juntamente com os filhos.





Finalização da atividade de cartografia com a visita da prefeita e a secretária de educação

O Movimento Renovador Paulo VI recebeu a Sra. Prefeita Maria Lucia da Silva Marques e a secretária da educação Sra. Maria Madalena Cravo Roxo juntamente as crianças e adolescentes do grêmio do Movimento Renovador Paulo VI e da escola parceira Leonice de Aquino Oliveira, onde foi apresentado o resultado do trabalho feito de cartografia e mapeamento dos espaços de direito.



Contação de histórias

As atividades com a contação de histórias, pode levar as crianças a desenvolverem seu imaginário assim como suas habilidades, trabalhando com o aguçar das habilidades já existentes e no desenvolvimento de novas, o que trará muitas construções e uma leitura de mundo mais ampliada e significativa.



Missa em Homenagem a Nossa Senhora Aparecida

Missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida e ao dia das crianças com o padre Lucio Emer. Momento de grande bênçãos sobre as crianças, as famílias e a organização social.



Programa Jovem Aprendiz

Edmilson Delgadilho dos Santos, 18 anos iniciou no Programa Jovem Aprendiz pela empresa Daiser.

Cartografia

O Movimento Renovador Paulo VI em parceria com a escola Leonice de Aquino Oliveira finalizou a atividade de cartografia com os alunos representantes do grêmio estudantil tanto da escola quanto da organização.
O mapa com os pontos principais do nosso município foi confeccionado como produto final da visita que os alunos tiveram em vários lugares para mapear principalmente os pontos importantes que contribuem com a garantia de direitos das crianças e adolescentes.
Esse processo foi composto por formações sobre cartografia, visitas e mapeamento dos principais pontos na cidade, confecção do mapa e finalizaremos levando a síntese do nosso trabalho para a Sr. Maria Lucia prefeita do nosso município de Embu-Guaçu.

Passeio ao Parque do Ibirapuera

O Movimento Renovador Paulo VI realizou com a turma do Programa Educação Infantil um passeio ao Parque do Ibirapuera juntamente com os pais, onde realizaram um maravilhoso piquenique e tiveram aula de dança e movimento com a educadora Lucimeire Monteiro.

Projeto Higiene Bucal com a turma do programa educação infantil.

A escovação dos dentes na educação infantil é de extrema importância, além de manter dentes mais bonitos e saudáveis, previne infecções, predominantemente bacterianas.

Comemoração em Homenagem ao Dia da Independência do Brasil

O Movimento Renovador Paulo VI em parceria com a escola Leonice de Aquino Oliveira realizou uma apresentação na praça municipal Ivan Braga de Oliveira em homenagem ao Dia da Independência do Brasil.

Oficina de música

Aprender a tocar um instrumento só produz resultados positivos no desenvolvimento e formação de caráter da criança e do adolescente, além de melhorias em suas aptidões matemáticas e cognitivas.

Missa em homenagem a Santa Terezinha     

O Movimento Renovador Paulo VI realizou a missa de homenagem a Santa Terezinha com o  Padre Lucio Emer, onde participaram as crianças do programa educação infantil e as famílias.

Apresentação de dança

O Movimento Renovador Paulo Vi realizou uma apresentação de maracatu para os alunos do Programa Educação Infantil e alunos da escola João Paulo II.

Apresentação de puxada de rede

O Movimento Renovador Paulo VI realizou uma apresentação de capoeira e puxada de rede na escola municipal Etelvina Delfim Simões.

JOVEN APRENDIZ

Fellipe Felix Zangrossi, 17 anos e Layane Pereira Lima, 17 anos, iniciaram no Programa Aprendiz pela empresa Kingstar Colchões.

HORTA NO PROGRAMA EDUCAÇÃO INFANTIL

No Movimento Renovador Paulo VI a horta é desenvolvido com a finalidade de incentivar o hábito de alimentação saudável nas crianças da Educação Infantil e também proporcionar uma vivência concreta e prazerosa do estudo das plantas: a observação do seu crescimento, de suas partes, das variedades, bem como noções de plantio, sustentabilidade e preservação da natureza.


FOLCLORE

A apresentação sobre o folclore com a turma da educação infantil foi muito divertida. Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem no inglês, em que "folklore" significa sabedoria popular.



APRESENTAÇÃO DE MARACATU E SAMBA DE RODA NA ESCOLA LEONICE DE AQUINO OLIVEIRA

O Movimento Renovador Paulo VI desenvolve aulas de música e dança abordando a cultura do nosso Brasil. Assim foi realizado uma apresentação de maracatu e samba de roda na escola Leonice de Aquino Oliveira. A parceria entre a Osc e a escola é fundamental para contribuir com o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.



INFORMÁTICA EDUCATIVA

A Informática Educativa é de grande importância para proporcionar a construção do conhecimento e da aprendizagem, portanto, é essencial o uso do computador na educação, pois consiste na informatização que pode enriquecer o ambiente de aprendizagem dos educandos.


FESTA JUNINA

O grandioso arraia do Movimento Renovador foi muito bom com comidas típicas, danças das crianças e adolescentes e a quadrilha dos pais. Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festa Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval.De acordo com os historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro. Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil e aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas.





JOVEM APRENDIZ


O jovem Pedro Fernando Araujo Pinheiro de 15 anos iniciou no Programa Aprendiz pela IMAB. (Foto acima)
A jovem, Maria Renata Mattos de Oliveira foi admitida pela Empresa Kingstar Colchões devido o seu bom desenvolvimento.

CAPOEIRA NA ESCOLA MUNICIPAL ETELVINA DELFIM SIMÕES

O Movimento Renovador vem levando cultura para as escolas e dessa vez a apresentação de capoeira foi na escola municipal Etelvina Delfim Simões. A capoeira auxilia na ampliação das diferentes qualidades físicas e dinâmicas do movimento, melhorando a condição do andar, correr, pular, equilibrar, rolar, além de trabalhar força, velocidade, resistência e flexibilidade, aliado a um suporte lúdico, que é fator preponderante para a prática da capoeira.


DIA DO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL COM A VISITA DO PRESIDENTE DO CMDCA

No dia 12 de junho foi o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, onde as crianças e adolescentes confeccionaram cartazes e receberam a visita do Sr. Sergio Carlos Fernandes presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) para tirar dúvidas e falar um pouco sobre o tema.  O principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo.



FEIRA DO CONSUMO COSNCIENTE

O programa socioeducativo organizou a feira de trocas com o objetivo de inspirar prática inovadoras envolvendo todas as crianças e adolescentes do programa. Foi um processo de reflexão e aquisição de muitos conhecimentos, pois não existe vida sem consumo e todo consumo gera impactos que podem ser positivos ou negativos.

FORMAÇÃO SOBRE CARTOGRAFIA

Tivemos no Movimento Renovador Paulo VI a formação sobre o tema cartografia, onde participaram professores da escola Paschoal C. Magno, alunos, representantes do grêmio estudantil e a vice diretora da escola da família do Leonice de A. Oliveira, Educadores e alunos  do Movimento Renovador e alunos da escola João Paulo II. O objetivo foi discutir com os adolescentes e educadores sobre o direito à participação, formação cidadã e a participação ativa das crianças e adolescentes nas questões referentes ao território e iniciar um processo de mapeamento dos recursos e equipamentos referentes ao sistema de garantia de direitos da criança e do adolescentes no município.


PASSEIO NA FAZENDINHA

As crianças do programa educação infantil fora passear na fazendinha. A Cia. Dos Bichos é a fazendinha que proporciona a maior interação com os animais. As crianças podem entrar nos cercados com a ajuda de monitores para alimentar e acariciar os bichos. Foi um passeio muito divertido e animado.



PASSEIO SONHAR ACORDADO

A cada ano a ONG Sonhar Acordado vem proporcionando às nossas crianças um passeio maravilhosos, com muitas brincadeiras e diversão. O passeio conta com a ajuda de muitos voluntários que se doam e se dedicam para proporcionar às crianças de diversas ONGs um verdadeiro dia de sonho.




VISITA AO ASILO

Os alunos do programa socioeducativo visitaram o asilo e proporcionaram aos idosos um dia de beleza, jogos, diversão e  muita música. Porém o mais importante foi o carinho e o respeito que os idosos receberam de nossas crianças.   


Jovem Aprendiz



Brenon Pires Das Dores Santos, 16 anos , iniciou no Programa Aprendiz pela Fazenda da Ilha e Wanderson Nascimento da Silva, 20 anos, iniciou no Programa Aprendiz pela empresa IMAB.

Jovem Aprendiz

Confira as jovens que iniciaram no Programa Aprendiz pelo Hospital Geral do Grajaú na área administrativa.

Nathalia Cristina Dezembro de Lima, 20 anos - Graziele Moraes Oliveira de Souza,18 anos - Gabriela Nogueira de Souza, 19 anos
Vitória Emanuela Alves,18 anos - Thamyres Nicolas Barbosa,20 anos - Franciele Cardoso da Silva Costa,21 anos
Beatriz Ferreira, 18 anos

Natyelen Gomes Ferreira, 18 anos iniciou no Programa Aprendiz pelo Ame Interlagos área administrativa.




E Mikaelly Oliveira foi efetivada no setor de RH no hospital geral do Grajaú!

PARABENS A TODAS!

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

O Movimento Renovador Paulo VI em parceria com o Conselho Tutelar, CREAS e Secretaria de Assistência Social e Relações do Trabalho levou suas crianças e adolescentes para as ruas, onde entregaram panfletos para a população sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.



Festa beneficente

Duas vezes por ano o Movimento Renovador Paulo VI realiza sua grandiosa festa beneficente com o apoio das famílias, funcionários, parceiros, colaboradores e voluntários em prol das crianças e adolescentes beneficiando nossos projetos e programas sociais.


Missa em homenagem ao Dia das mães

O Movimento Renovador Paulo VI realizou a missa de homenagem ao dia das mães com o Padre Lucio Emer. As orações foram em homenagem a todas as mães que cuidaram e que ainda cuidam com carinho dos seus filhos.


Apresentação em homenagem ao Dia das mães

A turma da educação infantil realizou um café da manhã em homenagem ao dia das mães e os alunos realizaram apresentações musicais para as mamães.


Oficina “Construindo Sonhos”

A oficina “Construindo Sonhos” foi realizada com as famílias do programa socioeducativo, onde foi abordado o tema meio ambiente, envolvendo artes e leitura. Houve apresentações musicais, onde as crianças e adolescentes homenagearam todos os participantes.


Apresentação do dia do índio com a escola parceira Paschoal Carlos Magno

O Movimento Renovador Paulo VI e a escola Paschoal Carlos Magno continuam fortalecendo as ações que contribuíram para que fossem vencedores regional da 11º Edição do Prêmio Itaú-Unicef Educação Integral: aprendizagem que transforma. Portanto a escola realizou uma apresentação sobre o Dia do índio para as crianças e adolescentes do programa socioeducativo no ginásio de esportes da organização.


Oficina de música

A oficina de música vem contribuir com a aprendizagem e a educação integral dos nossos alunos, pois a música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio.




PÁSCOA SOLIDÁRIA

O Movimento Renovador Paulo VI em nome da diretora Maria Vani agradece a parceria da Sra. Lígia Domingues e Vânia Curiatti e toda a equipe da Share que doaram ovos de páscoa beneficiando crianças de 6 a 9 anos.

Não a nada melhor que o sorriso de uma criança.

Muito obrigado!







O Movimento Renovador Paulo VI agradece em nome da diretora Maria Vani a campanha promovida pela Hotary e Aliança que aconteceu no supermercado Pão de Açucar, onde conseguimos receber doações de ovos de páscoa e caixa de chocolate para beneficiar as crianças de 9 a 12 anos. Muito obrigado também as pessoas que passaram pelo supermercado e fizeram suas doações e praticaram a solidariedade.



NOVOS CONTRATOS - JOVEM APRENDIZ


Os jovens Geovane Rasquinho (16 anos) e Fabiana Nogueira (16 anos) iniciaram como Jovem Aprendiz na área Administrativa na empresa Fazenda da Ilha em Embu Guaçu.

Letícia Lima (19 anos à esquerda) iniciou no AME Interlagos - SP como jovem aprendiz na área Administrativa e Luciana de Jesus (20 anos à direita) iniciou como Jovem Aprendiz na área administrativa da empresa Aparecida Embalagem em Embu Guaçu - SP.



Joyce Gava finalizou seu contrato e curso de aprendizagem na área administrativa. Recebeu seu certificado e junto a ele devido seu bom desempenho e adaptação as atividades propostas pela empresa, conquistou a efetivação. Parabéns a jovem pela conquista! Empresa Parceira: Aparecida Embalagens São Paulo.


Aula de dança no Parque da Várzea

Aula de dança aconteceu no Parque da Várzea, onde as crianças tiveram contato com a natureza para aprimoramento do Projeto: "Direito de Sonhar", que abrange as questões ambientais principalmente do nosso município.



Hino Nacional em comemoração aos 52 anos de emancipação do município de Embu-Guaçu

Dia 28 de março o município de Embu-Guaçu completa 52 anos. "Embu-Guaçu" é um termo oriundo da língua tupi antiga e significa "cobra grande". Seu primeiro nome foi Ilha de Itararé, pois se julgou que esta era uma grande ilha fluvial, tal a quantidade de rios na região. Depois, veio a denominação M'Boy-Guaçu, também de origem tupi e, finalmente, Embu-Guaçu. Todos esses nomes, inspirados no Rio Santa Rita, extenso e cheio de curvas sinuosas.

Contação de histórias na Escola Municipal Etelvina Delfim Simões

A equipe do Movimento Renovador Paulo VI contou histórias na escola municipal Etelvina Delfim Simões. A parceria entre Ong e escola é fundamental para contribuirmos com o desenvolvimento integral dos educandos. As atividades com a contação de histórias, pode levar as crianças a desenvolverem seu imaginário, assim como diversas habilidades, tendo uma leitura de mundo mais ampliada e significativa.

Contação de história

A oralidade é muito importante na Educação Infantil, enriquecendo a comunicação e a expressão, uma vez que as crianças fazem uso da linguagem a todo momento, esta ajuda favorece a interação social.. Neste sentido, o papel do educador é de assumir um compromisso com o livro, criando o hábito de contar histórias e despertando curiosidade nas crianças para que criem suas hipóteses.

Dia Mundial da água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992 e visa à conscientização da população a respeito dessa valiosa substância. Os alunos confeccionaram cartazes e distribuíram mensagens para os funcionários sobre essa data tão especial e a importância da conscientização.


Projeto de ensino religioso “Os sonhadores da palavra”

Construção da arca de Noé. NOÉ o homem que construiu a arca... olhando a vida do sonhador Noé, possamos escolher ser mais obedientes e capazes de viver a fidelidade na vontade de Deus para nossa vida... não podemos perder a beleza de sermos criados para o amor !!!

Oficinas de dança.

A Dança tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, pelas possibilidades de proporcionar uma diversidade de vivências, através de atividades nas quais elas possam descobrir varias formas de se movimentar, construindo conceitos e ideias sobre o movimento e suas ações. Além disso, é um meio favorável, para que as crianças conheçam seu corpo, as suas limitações, enfrentem desafios, interajam com outras pessoas, expressem sentimentos e se comuniquem através da linguagem corporal, desenvolvendo suas capacidades físicas e intelectuais. Fazendo dessa arte um meio de educação para formar pessoas conscientes e críticas.

Cinepipoca Projeto: Educação emocional

O filme Divertidamente nos permite várias reflexões que estão presentes no projeto em desenvolvimento tais como: o papel das emoções em nossas vidas; todas as emoções são importantes até as que parecem ser só negativas; reflexão sobre as emoções: alegria, tristeza, raiva medo e nojo.

Varal de poesias 14 DE MARÇO – DIA DA POESIA

Os alunos do programa socioeducativo Crê-ser prepararam várias atividades para comemorar esse dia especial. Iniciaram com mediação de leitura de poesias ( Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, Ruth Rocha, Pedro Bandeira e outros ). Cada criança escolheu umas dessas poesias para registrar e ilustrar e essas belas produções foram expostas no pátio no Varal de poesias para apreciação de todos !!!


APRENDIZES EFETIVADOS

Os jovens Gabriel Jesus e Tiago Santos foram efetivados em seus
setores após 11 meses de contrato como Jovem Aprendiz na
área de Linha de Produção na empresa Perlex em Embu Guaçu.
O jovem Geovane Balbino iniciou suas atividades como
Jovem Aprendiz na área de Linha de Produção na empresa
Brumet em Embu Guaçu e após 3 meses foi efetivado devido
ao seu bom desempenho e interesse pelas atividades propostas
pela empresa.
Ao lado da Diretora da Organização, a aprendiz Agatha dos Santos
após 8 meses como Jovem Aprendiz na área de Linha de Produção
da empresa Imab em Embu Guaçu, se destacou pelo seu desempenho
e recebeu a oportunidade de ser efetivada no setor Administrativo.
Antes de ser indicada ao Programa Jovem Aprendiz, a jovem havia
participado de vários outros programas na Organização, entre
eles o PPT - Preparação Para o Mercado de Trabalho.
O jovem Lucas Florencio, iniciou como Jovem Aprendiz na
área de Linha de Produção na empresa Perfil em embu Guaçu.
Após 3 meses, devido seu bom desempenho e adaptação as
atividades propostas pela empresa, foi efetivado em seu setor.
A jovem Yolanda Almeida após 15 meses teve seu contrato
reincidido para que fosse efetivada no setor Administrativo da empresa
Fazenda da Ilha em Embu Guaçu. A mesma sempre apresentou interesse,
correspondendo ao trabalho de forma produtiva e atenciosa, despertando assim
o interesse da empresa em da a oportunidade de efetivação.

Contação de história

Ouvir e contar histórias é uma atividade que dentre outras, pode desenvolver o emocional da criança, ajudá-la a se organizar e socializar além de auxiliá-la no processo de alfabetização. No cotidiano da Educação Infantil a narração de histórias pode ser um excelente instrumento de trabalho para o professor, um novo caminho para a aprendizagem da criança e, consequentemente, para a formação de um aluno leitor. 

Festa de carnaval

As crianças e adolescentes se divertiram muito na festinha de carnaval, onde se fantasiaram, brincaram, correram, pularam, dançaram muito com as marchinhas de carnaval.


Orientação de estudos

Criar hábitos de estudo, para reforçar o que foi aprendido em aula, é fundamental, por isso existem as famosas tarefas de casa. Portanto, todos os dias os alunos tem um horário no qual chamamos de orientação de estudos, onde eles realizam as tarefas  no contra turno escolar.


Judô

O judô traz benefícios para as crianças e adolescentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada.  Desenvolve habilidades e capacidades específicas do educando preparando-os para uma convivência harmônica em seu ambiente social, estimulando o interesse pela competição sadia.


Informática


Formação de educadores

Sempre no mês de janeiro os educadores passam por formações que ajudam a desenvolver o trabalho com as crianças e adolescentes no decorre do ano. A formação continuada é de extrema importância para o desenvolvimento  dos profissionais.

Formação e planejamento de equipe

Toda a equipe do Movimento Renovador Paulo VI se reuniu para um dia de formação e planejamento para o início das atividades educacionais.


Para cursos Profissionalizantes ou Jovem Aprendiz ligue:
4661-7957


Para Educação infantil ou Programas ligue:
4661-6134 ou 4661-1294


Email: movimentorenovador@hotmail.com
ENDEREÇO: Rua Princesa Isabel N°100 / Centro / Embu Guaçu SP
FACEBOOK: www.facebook.com/movimentorenovadorpaulovi