JOVEN APRENDIZ

Fellipe Felix Zangrossi, 17 anos e Layane Pereira Lima, 17 anos, iniciaram no Programa Aprendiz pela empresa Kingstar Colchões.

HORTA NO PROGRAMA EDUCAÇÃO INFANTIL

No Movimento Renovador Paulo VI a horta é desenvolvido com a finalidade de incentivar o hábito de alimentação saudável nas crianças da Educação Infantil e também proporcionar uma vivência concreta e prazerosa do estudo das plantas: a observação do seu crescimento, de suas partes, das variedades, bem como noções de plantio, sustentabilidade e preservação da natureza.


FOLCLORE

A apresentação sobre o folclore com a turma da educação infantil foi muito divertida. Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem no inglês, em que "folklore" significa sabedoria popular.



APRESENTAÇÃO DE MARACATU E SAMBA DE RODA NA ESCOLA LEONICE DE AQUINO OLIVEIRA

O Movimento Renovador Paulo VI desenvolve aulas de música e dança abordando a cultura do nosso Brasil. Assim foi realizado uma apresentação de maracatu e samba de roda na escola Leonice de Aquino Oliveira. A parceria entre a Osc e a escola é fundamental para contribuir com o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.



INFORMÁTICA EDUCATIVA

A Informática Educativa é de grande importância para proporcionar a construção do conhecimento e da aprendizagem, portanto, é essencial o uso do computador na educação, pois consiste na informatização que pode enriquecer o ambiente de aprendizagem dos educandos.


FESTA JUNINA

O grandioso arraia do Movimento Renovador foi muito bom com comidas típicas, danças das crianças e adolescentes e a quadrilha dos pais. Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festa Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval.De acordo com os historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro. Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil e aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas.





JOVEM APRENDIZ


O jovem Pedro Fernando Araujo Pinheiro de 15 anos iniciou no Programa Aprendiz pela IMAB. (Foto acima)
A jovem, Maria Renata Mattos de Oliveira foi admitida pela Empresa Kingstar Colchões devido o seu bom desenvolvimento.

CAPOEIRA NA ESCOLA MUNICIPAL ETELVINA DELFIM SIMÕES

O Movimento Renovador vem levando cultura para as escolas e dessa vez a apresentação de capoeira foi na escola municipal Etelvina Delfim Simões. A capoeira auxilia na ampliação das diferentes qualidades físicas e dinâmicas do movimento, melhorando a condição do andar, correr, pular, equilibrar, rolar, além de trabalhar força, velocidade, resistência e flexibilidade, aliado a um suporte lúdico, que é fator preponderante para a prática da capoeira.


DIA DO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL COM A VISITA DO PRESIDENTE DO CMDCA

No dia 12 de junho foi o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, onde as crianças e adolescentes confeccionaram cartazes e receberam a visita do Sr. Sergio Carlos Fernandes presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) para tirar dúvidas e falar um pouco sobre o tema.  O principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo.



FEIRA DO CONSUMO COSNCIENTE

O programa socioeducativo organizou a feira de trocas com o objetivo de inspirar prática inovadoras envolvendo todas as crianças e adolescentes do programa. Foi um processo de reflexão e aquisição de muitos conhecimentos, pois não existe vida sem consumo e todo consumo gera impactos que podem ser positivos ou negativos.

FORMAÇÃO SOBRE CARTOGRAFIA

Tivemos no Movimento Renovador Paulo VI a formação sobre o tema cartografia, onde participaram professores da escola Paschoal C. Magno, alunos, representantes do grêmio estudantil e a vice diretora da escola da família do Leonice de A. Oliveira, Educadores e alunos  do Movimento Renovador e alunos da escola João Paulo II. O objetivo foi discutir com os adolescentes e educadores sobre o direito à participação, formação cidadã e a participação ativa das crianças e adolescentes nas questões referentes ao território e iniciar um processo de mapeamento dos recursos e equipamentos referentes ao sistema de garantia de direitos da criança e do adolescentes no município.


PASSEIO NA FAZENDINHA

As crianças do programa educação infantil fora passear na fazendinha. A Cia. Dos Bichos é a fazendinha que proporciona a maior interação com os animais. As crianças podem entrar nos cercados com a ajuda de monitores para alimentar e acariciar os bichos. Foi um passeio muito divertido e animado.



PASSEIO SONHAR ACORDADO

A cada ano a ONG Sonhar Acordado vem proporcionando às nossas crianças um passeio maravilhosos, com muitas brincadeiras e diversão. O passeio conta com a ajuda de muitos voluntários que se doam e se dedicam para proporcionar às crianças de diversas ONGs um verdadeiro dia de sonho.




VISITA AO ASILO

Os alunos do programa socioeducativo visitaram o asilo e proporcionaram aos idosos um dia de beleza, jogos, diversão e  muita música. Porém o mais importante foi o carinho e o respeito que os idosos receberam de nossas crianças.   


Jovem Aprendiz



Brenon Pires Das Dores Santos, 16 anos , iniciou no Programa Aprendiz pela Fazenda da Ilha e Wanderson Nascimento da Silva, 20 anos, iniciou no Programa Aprendiz pela empresa IMAB.

Jovem Aprendiz

Confira as jovens que iniciaram no Programa Aprendiz pelo Hospital Geral do Grajaú na área administrativa.

Nathalia Cristina Dezembro de Lima, 20 anos - Graziele Moraes Oliveira de Souza,18 anos - Gabriela Nogueira de Souza, 19 anos
Vitória Emanuela Alves,18 anos - Thamyres Nicolas Barbosa,20 anos - Franciele Cardoso da Silva Costa,21 anos
Beatriz Ferreira, 18 anos

Natyelen Gomes Ferreira, 18 anos iniciou no Programa Aprendiz pelo Ame Interlagos área administrativa.




E Mikaelly Oliveira foi efetivada no setor de RH no hospital geral do Grajaú!

PARABENS A TODAS!

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

O Movimento Renovador Paulo VI em parceria com o Conselho Tutelar, CREAS e Secretaria de Assistência Social e Relações do Trabalho levou suas crianças e adolescentes para as ruas, onde entregaram panfletos para a população sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.



Festa beneficente

Duas vezes por ano o Movimento Renovador Paulo VI realiza sua grandiosa festa beneficente com o apoio das famílias, funcionários, parceiros, colaboradores e voluntários em prol das crianças e adolescentes beneficiando nossos projetos e programas sociais.


Missa em homenagem ao Dia das mães

O Movimento Renovador Paulo VI realizou a missa de homenagem ao dia das mães com o Padre Lucio Emer. As orações foram em homenagem a todas as mães que cuidaram e que ainda cuidam com carinho dos seus filhos.


Apresentação em homenagem ao Dia das mães

A turma da educação infantil realizou um café da manhã em homenagem ao dia das mães e os alunos realizaram apresentações musicais para as mamães.


Oficina “Construindo Sonhos”

A oficina “Construindo Sonhos” foi realizada com as famílias do programa socioeducativo, onde foi abordado o tema meio ambiente, envolvendo artes e leitura. Houve apresentações musicais, onde as crianças e adolescentes homenagearam todos os participantes.


Apresentação do dia do índio com a escola parceira Paschoal Carlos Magno

O Movimento Renovador Paulo VI e a escola Paschoal Carlos Magno continuam fortalecendo as ações que contribuíram para que fossem vencedores regional da 11º Edição do Prêmio Itaú-Unicef Educação Integral: aprendizagem que transforma. Portanto a escola realizou uma apresentação sobre o Dia do índio para as crianças e adolescentes do programa socioeducativo no ginásio de esportes da organização.


Oficina de música

A oficina de música vem contribuir com a aprendizagem e a educação integral dos nossos alunos, pois a música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio.




PÁSCOA SOLIDÁRIA

O Movimento Renovador Paulo VI em nome da diretora Maria Vani agradece a parceria da Sra. Lígia Domingues e Vânia Curiatti e toda a equipe da Share que doaram ovos de páscoa beneficiando crianças de 6 a 9 anos.

Não a nada melhor que o sorriso de uma criança.

Muito obrigado!







O Movimento Renovador Paulo VI agradece em nome da diretora Maria Vani a campanha promovida pela Hotary e Aliança que aconteceu no supermercado Pão de Açucar, onde conseguimos receber doações de ovos de páscoa e caixa de chocolate para beneficiar as crianças de 9 a 12 anos. Muito obrigado também as pessoas que passaram pelo supermercado e fizeram suas doações e praticaram a solidariedade.



NOVOS CONTRATOS - JOVEM APRENDIZ


Os jovens Geovane Rasquinho (16 anos) e Fabiana Nogueira (16 anos) iniciaram como Jovem Aprendiz na área Administrativa na empresa Fazenda da Ilha em Embu Guaçu.

Letícia Lima (19 anos à esquerda) iniciou no AME Interlagos - SP como jovem aprendiz na área Administrativa e Luciana de Jesus (20 anos à direita) iniciou como Jovem Aprendiz na área administrativa da empresa Aparecida Embalagem em Embu Guaçu - SP.



Joyce Gava finalizou seu contrato e curso de aprendizagem na área administrativa. Recebeu seu certificado e junto a ele devido seu bom desempenho e adaptação as atividades propostas pela empresa, conquistou a efetivação. Parabéns a jovem pela conquista! Empresa Parceira: Aparecida Embalagens São Paulo.


Aula de dança no Parque da Várzea

Aula de dança aconteceu no Parque da Várzea, onde as crianças tiveram contato com a natureza para aprimoramento do Projeto: "Direito de Sonhar", que abrange as questões ambientais principalmente do nosso município.



Hino Nacional em comemoração aos 52 anos de emancipação do município de Embu-Guaçu

Dia 28 de março o município de Embu-Guaçu completa 52 anos. "Embu-Guaçu" é um termo oriundo da língua tupi antiga e significa "cobra grande". Seu primeiro nome foi Ilha de Itararé, pois se julgou que esta era uma grande ilha fluvial, tal a quantidade de rios na região. Depois, veio a denominação M'Boy-Guaçu, também de origem tupi e, finalmente, Embu-Guaçu. Todos esses nomes, inspirados no Rio Santa Rita, extenso e cheio de curvas sinuosas.

Contação de histórias na Escola Municipal Etelvina Delfim Simões

A equipe do Movimento Renovador Paulo VI contou histórias na escola municipal Etelvina Delfim Simões. A parceria entre Ong e escola é fundamental para contribuirmos com o desenvolvimento integral dos educandos. As atividades com a contação de histórias, pode levar as crianças a desenvolverem seu imaginário, assim como diversas habilidades, tendo uma leitura de mundo mais ampliada e significativa.

Contação de história

A oralidade é muito importante na Educação Infantil, enriquecendo a comunicação e a expressão, uma vez que as crianças fazem uso da linguagem a todo momento, esta ajuda favorece a interação social.. Neste sentido, o papel do educador é de assumir um compromisso com o livro, criando o hábito de contar histórias e despertando curiosidade nas crianças para que criem suas hipóteses.

Dia Mundial da água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992 e visa à conscientização da população a respeito dessa valiosa substância. Os alunos confeccionaram cartazes e distribuíram mensagens para os funcionários sobre essa data tão especial e a importância da conscientização.


Projeto de ensino religioso “Os sonhadores da palavra”

Construção da arca de Noé. NOÉ o homem que construiu a arca... olhando a vida do sonhador Noé, possamos escolher ser mais obedientes e capazes de viver a fidelidade na vontade de Deus para nossa vida... não podemos perder a beleza de sermos criados para o amor !!!

Oficinas de dança.

A Dança tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, pelas possibilidades de proporcionar uma diversidade de vivências, através de atividades nas quais elas possam descobrir varias formas de se movimentar, construindo conceitos e ideias sobre o movimento e suas ações. Além disso, é um meio favorável, para que as crianças conheçam seu corpo, as suas limitações, enfrentem desafios, interajam com outras pessoas, expressem sentimentos e se comuniquem através da linguagem corporal, desenvolvendo suas capacidades físicas e intelectuais. Fazendo dessa arte um meio de educação para formar pessoas conscientes e críticas.

Cinepipoca Projeto: Educação emocional

O filme Divertidamente nos permite várias reflexões que estão presentes no projeto em desenvolvimento tais como: o papel das emoções em nossas vidas; todas as emoções são importantes até as que parecem ser só negativas; reflexão sobre as emoções: alegria, tristeza, raiva medo e nojo.

Varal de poesias 14 DE MARÇO – DIA DA POESIA

Os alunos do programa socioeducativo Crê-ser prepararam várias atividades para comemorar esse dia especial. Iniciaram com mediação de leitura de poesias ( Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, Ruth Rocha, Pedro Bandeira e outros ). Cada criança escolheu umas dessas poesias para registrar e ilustrar e essas belas produções foram expostas no pátio no Varal de poesias para apreciação de todos !!!


APRENDIZES EFETIVADOS

Os jovens Gabriel Jesus e Tiago Santos foram efetivados em seus
setores após 11 meses de contrato como Jovem Aprendiz na
área de Linha de Produção na empresa Perlex em Embu Guaçu.
O jovem Geovane Balbino iniciou suas atividades como
Jovem Aprendiz na área de Linha de Produção na empresa
Brumet em Embu Guaçu e após 3 meses foi efetivado devido
ao seu bom desempenho e interesse pelas atividades propostas
pela empresa.
Ao lado da Diretora da Organização, a aprendiz Agatha dos Santos
após 8 meses como Jovem Aprendiz na área de Linha de Produção
da empresa Imab em Embu Guaçu, se destacou pelo seu desempenho
e recebeu a oportunidade de ser efetivada no setor Administrativo.
Antes de ser indicada ao Programa Jovem Aprendiz, a jovem havia
participado de vários outros programas na Organização, entre
eles o PPT - Preparação Para o Mercado de Trabalho.
O jovem Lucas Florencio, iniciou como Jovem Aprendiz na
área de Linha de Produção na empresa Perfil em embu Guaçu.
Após 3 meses, devido seu bom desempenho e adaptação as
atividades propostas pela empresa, foi efetivado em seu setor.
A jovem Yolanda Almeida após 15 meses teve seu contrato
reincidido para que fosse efetivada no setor Administrativo da empresa
Fazenda da Ilha em Embu Guaçu. A mesma sempre apresentou interesse,
correspondendo ao trabalho de forma produtiva e atenciosa, despertando assim
o interesse da empresa em da a oportunidade de efetivação.

Contação de história

Ouvir e contar histórias é uma atividade que dentre outras, pode desenvolver o emocional da criança, ajudá-la a se organizar e socializar além de auxiliá-la no processo de alfabetização. No cotidiano da Educação Infantil a narração de histórias pode ser um excelente instrumento de trabalho para o professor, um novo caminho para a aprendizagem da criança e, consequentemente, para a formação de um aluno leitor. 

Festa de carnaval

As crianças e adolescentes se divertiram muito na festinha de carnaval, onde se fantasiaram, brincaram, correram, pularam, dançaram muito com as marchinhas de carnaval.


Orientação de estudos

Criar hábitos de estudo, para reforçar o que foi aprendido em aula, é fundamental, por isso existem as famosas tarefas de casa. Portanto, todos os dias os alunos tem um horário no qual chamamos de orientação de estudos, onde eles realizam as tarefas  no contra turno escolar.


Judô

O judô traz benefícios para as crianças e adolescentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada.  Desenvolve habilidades e capacidades específicas do educando preparando-os para uma convivência harmônica em seu ambiente social, estimulando o interesse pela competição sadia.


Informática


Formação de educadores

Sempre no mês de janeiro os educadores passam por formações que ajudam a desenvolver o trabalho com as crianças e adolescentes no decorre do ano. A formação continuada é de extrema importância para o desenvolvimento  dos profissionais.

Formação e planejamento de equipe

Toda a equipe do Movimento Renovador Paulo VI se reuniu para um dia de formação e planejamento para o início das atividades educacionais.


Formatura Educação Infantil

Com o tema Era uma vez... o Movimento Renovador Paulo VI realizou a formatura da turma da educação infantil. Parabéns formandos que essa caminhada que se inicia seja repleta de conquistas e muito sucesso.




Novena de Natal

Encerramento da novena de natal com as turmas do programa socioeducativo.




Almoço de encerramento

Terminamos o ano de 2016 com um maravilhoso churrasco e sorvete. Parabéns a todos os educando pelas conquistas realizadas durante o ano.


Espetáculo Vila Chaves

O espetáculo Vila Chaves foi desenvolvido pela professora de dança Lucimeire Monteiro e realizado com as turmas da educação infantil. Foi um  maravilhoso show de apresentações para as famílias e comunidade.



Troca de faixa do judô

O judô traz benefícios para as crianças e adolescentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada. 
Desenvolve habilidades e capacidades específicas do educando preparando-os para uma convivência harmônica em seu ambiente social, estimulando o interesse pela competição sadia.  Com o resultado do desempenho  e participação os alunos foram promovidos com a troca de faixa.

Dia da consciência negra

Atividade sobre o Dia da Consciência Negra nas aulas de informática educativa
O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.


Dia da Proclamação da República

A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista do governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador D. Pedro II. Foi, então, proclamada a República do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.


Contação de histórias

Momento de magia e descobertas transmitido pela contadora Ana Paula Freitas para nossas crianças que ficaram encantadas com as histórias. A oralidade é muito importante na Educação Infantil, enriquecendo a comunicação e a expressão, uma vez que as crianças fazem uso da linguagem a todo momento, esta ajuda favorece a interação social. Neste sentido o papel do educador é assumir um compromisso com o livro, criando o hábito de contar histórias e despertando curiosidade nas crianças para que criem suas hipóteses.


Horta

Com o apoio da Sra Clarice as crianças da educação infantil plantaram e cuidaram da hortinha. O contato com a natureza faz com que as crianças vejam as consequências das ações humanas no ambiente e aprendam a ter uma postura ecologicamente correta.


Sarau: Riquezas do meu Brasil

O Sarau Riquezas do Brasil foi realizado com as turmas do programa socioeducativo Crê-Ser e Educação infantil, onde contamos com diversas apresentações, músicas, estandes, comidas e etc. O sarau vem contribuir com o aprendizado das crianças e adolescentes mostrando a diversidade do nosso Brasil.



Festa dia das crianças

A festa do Dia das crianças foi muito divertida com brinquedos infláveis, cama elástica, pintura de rosto, muita música, comida e diversão. Foi um dia maravilhoso, pois ser criança é perseguir a felicidade sem se importar com idade. Ser criança é ser feliz... Correr e brincar até cansar e ainda pedir bis!


Missa em Homenagem a Nossa Senhora Aparecida

Missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil e com muita fé e devoção comemoramos o seu dia agradecemos as benção derramadas sobre nossa organização social.


 

Eleições

Projeto "FORMANDO CIDADÃO", realizado com o programa socioeducativo em parceria com a informática educativa, proporcionando aos educandos vivências significativas sobre o processo eleitoral. Aprenderam sobre a importância da política para a vida e a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e responsabilidades.



Feira de trocas

O programa socioeducativo organizou a feira de trocas com o objetivo de inspirar prática inovadoras envolvendo todas as crianças e adolescentes do programa. Foi um processo de reflexão e aquisição de muitos conhecimentos, pois não existe vida sem consumo e todo consumo gera impactos que podem ser positivos ou negativos.


Varal de parlendas

Turminha do programa socioeducativo apresentou o varal de parlendas para os alunos da educação infantil. As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.

Formação sobre Educação Política e Cidadania

O Movimento Renovador Paulo VI (Lar irmã Inês) realizou  uma formação sobre Educação Política e Cidadania em parceria com a Escola Paschoal Carlos Magno . Recebemos o professor e Cientista Político Humberto Dantas que mediou a discussão repleta de trocas de conhecimento e aprendizagens.


2º Campeonato de capoeira

O Movimento Renovador Paulo VI (Lar irmã Inês) realizou o 2º campeonato de capoeira em parceria com a equipe do Multiplicarte. Na abertura tivemos belas apresentações de dança dirigida pelo professora Lucimeire Monteiro e percussão com Tiago Mandu.





Dia do brincar em família

No dia do brincar em família o Movimento Renovador Paulo VI propôs vários momentos de interação entre os pais e filhos realizando atividades com horta, contação de história, dinâmicas e atividades esportiva.



Folclore

O folclore (do inglês folk que é gente ou povo e lore que é conhecimento) é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração.



Parceria entre OSC e Escola Pública

Momento de interação entre o Movimento Renovador Paulo VI (Lar Irmã Inês) e a Escola Estadual Paschoal Carlos Magno fortalecendo as ações que contribuíram para que pudéssemos ser os vencedores Regionais da 11º Edição do Prêmio Itaú-Unicef com o Projeto Entre o Sonho e a Realidade.



Paraolimpíadas

O Movimento Renovador Paulo VI (Lar irmã Inês) encerrou as atividades Paraolimpíadas em parceria com escola Paschoal Carlos Magno e a participação da OSC. Casa de Davi de Guarulhos...  Foi um dia repleto de vivência e muita harmonia entre todos.

Formação Motivacional

Formação de equipe com Valério Pimenta diretor do Ebrali (Escola Brasileira de Lideres). Momento de motivação ,conhecimento e fortalecimento da equipe.

“Para ser feliz, é necessário que você utilize seus talentos na potencialidade máxima e satisfaça seus valores”
(Aristóteles)



Oficina sobre Desenvolvimento Integral

A oficina foi realizada pelo Alexandre Isaac do CENPEC abordando o tema Desenvolvimento Integral, onde participaram também a Escola Paschoal Carlos Magno nossa grande parceira, onde conquistamos a 11º Edição do Prêmio Itaú-Unicef  com o Projeto “Entre o Sonho e a Realidade” e representantes da Escola Leonice De Aquino Oliveira e da Organização Vila Régia.
Foi um momento maravilhoso de aprendizagem e fortalecimento de vínculo entre organização e escolas.



JOVEN APRENDIZ

Jovens Efetivados

A jovem Natalia Garcia Dias, concluiu o curso na área Administrativa no período de 15 meses.Neste período a jovem exerceu a função de aprendiz no Ame Dra. Maria Cristina Cury – IRS Sírio Libanês - OSS, onde obteve bom desempenho e recebeu a oportunidade de efetivação. Parabéns a jovem pela conquista!!!

O jovem Jefferson Hygor Lopes de Souza, concluiu o curso na área Administrativa no período de 15 meses. Neste período o jovem exerceu a função de aprendiz no Hospital Geral do Grajaú – IRS Sírio Libanês - OSS, onde obteve bom desempenho e recebeu a oportunidade de efetivação. Parabéns ao jovem pela conquista!!!

A jovem Samantha do Nascimento Loureiro exerceu a função de aprendiz na empresa Integralmédica S/A Agricultura e Pesquisa, onde obteve bom desempenho e recebeu a oportunidade de efetivação. Parabéns a jovem pela conquista!!!

 

Higiene bucal

O Movimento Renovador tem realizado diversas parcerias com as famílias e uma delas foi com a Mariza Marques Barros mãe do aluno Guithemberg Barros da 2º etapa que realizou uma palestra sobre higiene bucal aos alunos, onde distribuíram escovas de dente e auxiliaram na escovação para que os alunos possam manter a boca, dentes e gengivas limpos e saudáveis ​​para, assim, prevenir e evitar problemas na boca tais como as cáries, a periodontite, a gengivite e ainda ajudar a combater a halitose (mau hálito).


Olimpíadas

Na nossa olimpíadas vivenciamos  algumas modalidades como basquete, queimada, futebol, ginástica artística, atletismo, e encerramos com entrega de medalhas para todos os participantes.
As Olimpíadas acontecem de 4 em 4 anos, onde atletas de centenas de países, se reúnem num país para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores, sendo: o anel azul correspondente a Europa, o anel amarelo a Ásia, o preto a África, o verde a Oceania e o vermelho as Américas.



Festa junina

Nossa festa junina foi comemorada com muita alegria, onde tivemos as danças das crianças e adolescentes e também a quadrilha formada pelos pais.
As festas juninas são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente. A música e os instrumentos usados (cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco etc.) estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos ao Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão. As roupas caipiras são uma clara referência ao povo campestre que povoou principalmente o nordeste do Brasil e pode-se encontrar muitíssimas semelhanças no modo de vestir caipira no Brasil e em Portugal.


Campeonato de judô

Para dar continuidade em nosso projeto de olimpíadas tivemos o campeonato de judô com entrega de medalhas.  O judô traz benefícios para as crianças e adolescentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada.  Desenvolve habilidades e capacidades específicas do educando preparando-os para uma convivência harmônica em seu ambiente social, estimulando o interesse pela competição sadia.


Passeio Sonhar Acordado

O Sonhar Acordado é uma organização internacional, sem fins lucrativos, baseada essencialmente no voluntariado jovem, independente da religião ou afiliação política.

A ONG Sonhar Acordado foi fundada em 1998 em Monterrey, no México. Fruto da iniciativa de um grupo de jovens que desejava fazer algo pelo próximo envolvendo a juventude, o projeto tem como objetivo agregar pessoas dispostas a fazer o bem, criar elos de responsabilidade social e ajudar na formação e no desenvolvimento da sociedade em benefício da infância de crianças de baixa renda. 

No Brasil o Sonhar Acordado chegou em 2000. As crianças do Movimento Renovador Paulo VI se divertiram muito com o “Dia de Sonho”  oferecido pela Ong Sonhar Acordado, cujo o tema da festa foi “Olimpíadas”, onde puderam ter vivências riquíssimas e inesquecíveis.


 

Torta na cara


Brincando também se aprende. Os educandos brincaram de torta na cara respondendo perguntas de matamética e outras matérias. A brincadeira possibilita a produção de uma experiência significativa para as crianças e adolescentes, tanto em termos de conteúdos escolares, como no desenvolvimento de suas competências e habilidades., possibilitam a reflexão e o aperfeiçoamento de esquemas mentais utilizados por ela. Colaboram para um aprofundamento do saber dizer, antecipar, encontrar razões, enfim, aprender de uma forma significativa e autônoma.

Homenagem ao Dia das mães

Homenagem ao dia das mães. O amor de mãe não morre, só muda de atmosfera. Um amor mais forte que tudo, mais duradouro que tudo, é o amor de mãe. O amor de mãe é o combustível que permite o ser humano fazer o impossível.

Contação de história com as famílias


O Movimento Renovador Paulo VI está fazendo parceria com as famílias convidando pais para contarem histórias para as crianças. A  convidada foi Tatiane Senem da Silva mãe dos alunos Gustavo e Rafaella. A oralidade é muito importante na Educação Infantil, enriquecendo a comunicação e a expressão, uma vez que as crianças fazem uso da linguagem a todo momento, esta ajuda favorece a interação social.. Neste sentido, o nosso papel  é de assumir um compromisso com o livro, criando o hábito de contar histórias e despertando curiosidade nas crianças para que criem suas hipóteses.

Novos Contratos

Nesta semana recebemos mais cinco jovens no Programa Jovem Aprendiz.
Os jovens tem registro em Carteira de Trabalho, Contrato de 11 a 15 meses,  trabalham 30 horas semanais e uma vez por semana participam do Curso de Aprendizagem que pode ser na área Administrativa ou Linha de Produção. Depende da área em que forem admitidos.

São eles: (da esquerda para direita)Tiago Francisco – Perlex, Gabriel Rodrigues – Imab, Gabriel Oliveira – Perlex, Giovane Cardoso – Perlex e Lucas Alves – Imab.

Sejam bem vindos e boa sorte nesta nova jornada!

Violão

Ao som dos acordes a música ecoa por todo o ambiente e favorece aqueles que aprendem em todos os aspectos.
A música pode contribuir concretamente para a melhoria da aprendizagem, colaborando e melhorando o relacionamento dos alunos em sociedade e em sala de aula.
A importância da música na construção do saber é regida pela espontaneidade, pertence à dimensão do sonho, da sensibilidade, privilegia a criatividade, a inventividade, a imaginação e acima de tudo, abre novos caminhos.


Musica e movimento

Atividade musical integrando o trabalho em equipe, ritmo, movimento, percepção e raciocínio utilizando bambolês. Quando a música parar de tocar todos os educandos tem que formar a figura que o professor está mostrando.


Educação

A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo.
O estudo incentiva o ato de pensar, de refletir, de interpretar com significação aquilo que nos é apresentado. Quanto mais um indivíduo estuda, mas ele adquire a habilidade de argumentar e formar sua personalidade com base no aprendizado que obteve.

Trabalho sobre bullying

Todas as consequências do bullying são graves, pois deixam marcas profundas no indivíduo. Por isso é muito importante trabalhar o tema em sala de aula.

Dia do índio

Em 1940, o México realizou o I Congresso Indigenista, no qual iriam ser discutidos assuntos referentes à qualidade de vida dos índios. Os próprios Índios também foram convidados a participar do Congresso, mas como estavam acostumados a serem desrespeitados, preferiram não participar.  Após alguns dias, os Índios entraram em um acordo e decidiram que iriam participar do Congresso, já que lá seriam discutidos problemas que dizem respeito a eles.  A data em que foi tomada esta decisão tão importante era 19 de abril de 1940. Por este motivo, em 1943, Getúlio Vargas, que era o atual presidente do Brasil, decretou que todo dia "19 de abril" seria comemorado o dia do Índio no Brasil.

Artes com argila

A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

Reunião de pais com contação de história

Na reunião demonstramos um pouco do trabalho realizado com as crianças para os pais, pois as atividades com a contação de histórias, pode levar as crianças a desenvolverem seu imaginário assim como suas habilidades o que trará muitas construções novas e uma leitura de mundo mais ampliada e significativa.

Sarau de Páscoa

No Sarau de Páscoa  relembramos o verdadeiro sentido da páscoa  por meio de histórias, poesias e músicas e lembramos que a ressurreição de Cristo é sinal de que a vida venceu a morte.

Sarau com poesia

Sarau: é toda aquela reunião festiva entre amigos. Ouve-se música, assiste-se filme, filosofa, lê-se trechos de livros, faz-se poesia! Onde a gente soma conhecimentos e delícias, onde a gente descobre junto e vivencia!
Em nosso Sarau tivemos Leilão de jardim de Cecília Meireles, A casa e Borboletas de Vinicius de Moraes, Identidade de Pedro Bandeira, Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade, poesias de Augusto Cury, Machado de Assis, Albert Einstein, poesias criadas pelos próprios alunos, trava línguas Tatu e o urubu, músicas e rodas cantadas e um dicionário diferente criado pelos alunos.

Artes com figuras geométricas

Culinária

Dia do exame médico

Informática educativa

Jovem Aprendiz

Jovens Certificados

As aprendizes Alessandra Ruza (Hospital Geral do Grajaú / SP) e Thais Alboreli (AME Interlagos / SP) receberam o certificado de Conclusão do Curso de Aprendizagem na área de Assistente Administrativo no período de 15 meses. Durante este período as jovens exerceram a função de Aprendiz Administrativo dentro das empresas parceiras.

Os aprendizes Paulo Fernando e Helder dos Santos receberam o certificado de Conclusão do Curso de Aprendizagem na área de Alimentador de Linha de Produção no período de 11 meses. Durante este período as jovens exerceram a função de Aprendiz na empresa Perfil Condutores Elétricos.

Joven Certificado e EFETIVADO

 

O jovem Ivaldo Pereira recebeu seu Certificado de Conclusão de Curso na área Alimentador de Linha de Produção no período de 11 meses. Neste período o jovem exerceu a função de aprendiz na empresa Perfil Condutores Elétricos, onde obteve bom desempenho e recebeu a oportunidade de efetivação. Parabéns ao jovem pela conquista!!!

 

Consumo Consciênte - Farmácia Natural

Dinâmica do barquinho

Dança, movimento e arte

Musica e alegria

Sessão Pipoca com o Filme O Pequeno Príncipe

Jovem Aprendiz

Entrada de mais jovens aprendizes na área Administrativa! São eles:

Juliana Moraes
Empresa: Hospital Geral do Grajaú.

Mariana de Oliveira
Empresa: Ame Interlagos

Stefani Martins
Empresa: Hospital Geral do Grajaú.

Bruna Lopes
Empresa: Hospital Geral do Grajaú.

JOVENS CERTIFICADOS

No mês de Fevereiro, certificamos a jovem Bruna Reis, que concluiu o curso de aprendizagem na área de Assistente Administrativo. A mesma foi jovem aprendiz na empresa Mercadinho Ayumi, no período de 15 meses.

Também foi certificado o jovem Lucas Rodrigues, que concluiu o curso de aprendizagem na área de Alimentador de Linha de Produção no período de 11 meses. Após esse período, devido ao seu bom desempenho as atividades proposta pela empresa Perlex Produtos Plásticos, o jovem recebeu a oportunidade de EFETIVAÇÃO!!! Parabéns ao jovem pela conquista!!!

JOVEM EFETIVADO!

 

O jovem Victor Froes, Após 08 meses de contrato como Jovem Aprendiz na área Administrativa da empresa Aparecida Embalagens São Paulo, onde obteve bom desempenho e adaptação as atividades propostas pela empresa, o jovem recebeu a oportunidade de EFETIVAÇÃO!!! Parabéns ao jovem pela conquista!!!

   

Festa de carnaval

Volta às aulas


Jovem Aprendiz

Os jovens Ivaldo Pereira e Lucas Rodrigues foram efetivados em seus setores, após 11 meses de contrato como Jovem Aprendiz na área de Linha de Produção. Parabéns aos jovens pelo empenho!

Ivaldo Pereira
Empresa: Perfil Condutores Elétricos

Lucas Rodrigues
Empresa: Perlex Produtos Plásticos.

JOVEM CERTIFICADO



No mês de Janeiro, certificamos o jovem André Remiro, que concluiu o curso de aprendizagem na área de Assistente Administrativo. O mesmo foi jovem aprendiz na empresa Pajule Embalagens no período de 15 meses.


Formação de educadores

Formação para toda a equipe da organização

Reunião de pais

Aniversário da organização 48 anos




Prêmio Itaú-Unicef - ANO 2015

A 11º Edição do Prêmio Itaú-Unicef “Educação Integral: aprendizagem que transforma” contou com a inscrição de 1.947 projetos e o Movimento Renovador Paulo VI em parceria com a Escola Paschoal Carlos Magno foi VENCEDOR REGIONAL com o Projeto ENTRE O SONHO E A REALIDADE na categoria Grande Porte. Como vencedor da Regional de São Paulo participamos também da etapa Nacional com projetos vencedores de todo o Brasil, mais não chegamos a ser contemplados. Essa premiação do Itaú-Unicef nos deu ainda mais motivação para continuar realizando um trabalho de qualidade e de educação integral que realmente transforma.


Para cursos Profissionalizantes ou Jovem Aprendiz ligue:
4661-7957


Para Educação infantil ou Programas ligue:
4661-6134 ou 4661-1294


Email: movimentorenovador@hotmail.com
ENDEREÇO: Rua Princesa Isabel N°100 / Centro / Embu Guaçu SP
FACEBOOK: www.facebook.com/movimentorenovadorpaulovi